top of page

PRENOTA : Mudanças no agendamento para cidadania do RJ


prenota rj

Ciao, tutto bene?!


Desde a última semana, mais precisamente desde o dia 28/02, algumas implementações foram feitas no sistema Prenota e por isso o sistema ficou indisponível por algumas horas.


Alguns campos foram adicionados ao cadastro de novos usuários, como nação de nascimento, nação de residência, tipo do documento de identificação e os últimos 5 caracteres do documento de identificação. Essa foi uma mudança a nível mundial, ou seja, todos os Consulados Italianos no mundo passaram a exigir esses dados de novos usuários. Usuários criados antes dessa data continuam ativos mesmo sem essas informações.


Mas a alteração mais relevante diz respeito ao serviço de agendamento para Reconhecimento de Cidadania Italiana no RJ, que a partir da data acima citada passa a exigir a CONFIRMAÇÃO do agendamento que deve ser feita pelo próprio usuário entre 10 e 3 dias antes da data agendada, no próprio sistema Prenota.


Essa prática já é muito comum em vários outros consulados e basicamente o processo funciona da seguinte forma:

- O requerente efetua o agendamento no sistema Prenota RJ para o serviço de Reconhecimento de Cidadania (Aleluia!!);

- Na própria tela da confirmação do agendamento o sistema mostrará a seguinte mensagem:


"ATENÇÃO: É indispensável confirmar o agendamento no período de tempo que vai de 10 a 3 dias antecedentes o atendimento. Na falta desta confirmação a sede reserva-se a possibilidade de anular o agendamento. Aconselha-se o controle periódico da caixa postal, inclusive de spam, para eventuais comunicações por parte da sede."


- Além disso, o requerente receberá um email automático do sistema dizendo que o agendamento foi efetuado e com a mesma mensagem acima;

- Durante esse período (cerca de 1 ano), o sistema Prenota mostrará o status do agendamento como "A Ser Confirmada" (vide print abaixo);



- Quando faltarem 10 dias para a data agendada, o sistema irá mostrar um botão "Confirmar" na tela "Meus Agendamentos", bem ao lado do status. Basta usar esta opção para confirmar o agendamento e comparecer no dia agendamento com seus documentos.



Em suma, NÃO SE PREOCUPE com a mensagem de que seu agendamento deverá ser confirmado. Esse é um procedimento bem normal e muito usado por vários consulados, inclusive no Brasil.


Mas ATENÇÃO: SE VOCÊ NÃO CONFIRMAR, SEU AGENDAMENTO SERÁ CANCELADO e não adiantará ir ao consulado no dia com todos os documentos, pois provavelmente nem poderá entrar. Já pensou, depois de tanto tempo, tanto esforço, tanto dinheiro e stress com esse sistema, perder a vaga na semana anterior por pura desatenção?!


Para que isso não aconteça, aqui vão algumas dicas:

- Conte 9 dias anteriores da data agendada e coloque esse dia em várias agendas com avisos eletrônicos (google agenda, celular, celular do filho, pai, de todo mundo...);

- Faça a mesma coisa com as datas referentes a 7 e 4 dias anteriores, assim terá outros avisos alguns dias depois caso perca o primeiro por qualquer motivo;

- Anote o login e senha do prenota em vários lugares, e se possível, coloque no próprio aviso da agenda. É provável que você não se lembre da senha após 1 ano, e a confirmação só pode ser feita via sistema;

- Se você criou um email específico para se cadastrar no sistema tome cuidado para não perder a senha deste email, pois precisará dele caso tenha algum problema de acesso ao Prenota;

- Um mês antes da data agendada entre no sistema prenota apenas para confirmar se seu usuário e senha estão ok. Assim caso tenha algum problema terá bastante tempo para resolver antes do período para confirmação.


"Ok, isso tudo é muito legal mas eu preciso antes conseguir um agendamento então essa mudança não me importa."


Aí é que está a notícia boa. Por incrível que pareça existe uma quantidade considerável de pessoas que conseguiram o agendamento no ano passado e NÃO ESTÃO COMPARECENDO no consulado e essas vagas não estão sendo aproveitadas por outras pessoas. São pessoas que simplesmente desistiram do processo, não encontraram os documentos, mudaram de idéia e resolveram fazer o processo aqui na Italia, ou ainda por pura desatenção esqueceram de comparecer no dia agendado. Enfim, vagas preenchidas e não usadas por ninguém (eu pelo menos nunca vi essas vagas voltarem para o Prenota).


A partir de "agora" essas vagas serão reaproveitadas e esse é um ótimo motivo para comemorar. Na realidade esse benefício só entrará em prática daqui 1 ano, já que todos esses agendamentos feitos até a semana passada já estão confirmados, mas de qualquer forma é bom saber que a sede consular do RJ está se preocupando em atender melhor seus usuários redisponibilizando essas vagas ao público.


Enfim, atentem-se ao novo procedimento, pois não encontrei comunicação oficial nenhuma sobre isso e resolvi fazer esse post para informa-los.

E se quiserem algumas dicas para ter sucesso no agendamento, vejam também esse artigo.


Buona fortuna a tutti!

Arrivederci! ;)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page