top of page

Agendamento no Prenota: por quê é tão difícil ?


ATUALIZADO EM 18/07/2019


Ciao, tutto bene?!

Muito se discute sobre a grande dificuldade para se conseguir um agendamento online com relação a diversos serviços em alguns Consulados Italianos no Brasil. A saga e a frustração diária de inúmeras pessoas diante do "famoso" sistema Prenota é uma das "manchas negras" já nesse longo e árduo processo de reconhecimento da cidadania italiana.

Mas afinal, por que é tão difícil conseguir uma vaga?

É muito simples... apesar da existência de dezenas de teorias como: "Os italianos dificultam pois não querem que os brasileiros se mudem para a Itália...", "Hackers roubam todas as vagas para vender...", "Alguns funcionários dos Consulados vendem as vagas pelo privilégio de sua função...", etc e etc... pois bem, a teoria que eu considero a mais próxima da verdade e a mais plausível é: "Existe uma multidão de pessoas concorrendo com pouquíssimas vagas disponibilizadas diariamente!" Simples assim.

O que me motivou a escrever esse artigo foi ter recebido algumas mensagens recentemente, de pessoas me perguntando se eu tinha conhecimento sobre uma eventual denúncia formal que um usuário do sistema Prenota procedeu, conjuntamente com um representante do Consulado Italiano do RJ na Delegacia de Crimes Digitais, para que a mesma investigue uma possível ação de hackers atuando no sistema de agendamento online.​


Particularmente, acho fantástico que tais ações sejam sim investigadas e se comprovada a existência de "profissionais" obtendo vagas de forma ilícita, que tais respondam legalmente por seus atos. Sinceramente eu desconheço tal fato, mas de qualquer forma não tenho como me posicionar com relação aos demais profissionais que atuam no mercado, pois inclusive tive conhecimento há cerca de 1 ano, ter havido uma descoberta quanto a uma eventual falha técnica no sistema Prenota que permitia com que pessoas tivessem algum tipo de vantagem em relação ao agendamento online. Vale ressaltar que tal vulnerabilidade foi inclusive na época reportada a FARNESINA que corrigiu imediatamente o erro, inclusive tendo sido divulgado em alguns grupos do Facebook. Se havia uma falha é claro que eventualmente pode vir a existir outra... mas por óbvio não há como ter certeza que tal circunstância está ocorrendo.​ Digo que também acho estranho algumas ofertas facilmente encontradas no mercado no seguinte sentido: "Vagas em 1 semana" ou "Vaga garantida". Mas enfim, este não é o foco do artigo, deixemos a investigação a cargo da polícia.


Bom, independentemente de qualquer coisa esse é um serviço historicamente complicado em toda América Latina, e ao meu ver sempre pelo mesmo motivo: Os Consulados Italianos não tem capacidade suficiente de atendimento considerada a imensa demanda existente em sua jurisdição!

Diariamente, milhares de pessoas disputam as poucas vagas existentes. Com certeza, a relação candidato/vaga determina a dificuldade de se obter sucesso no tão fatídico agendamento online!


Atualmente, no Brasil a maior disputa é para o serviço de Reconhecimento de Cidadania no Consulado do RJ, onde cada pessoa pode chegar a tentar por meses (falarei sobre alguns números abaixo), até finalmente conseguir ter sucesso em uma vaga.


Para você ter uma ideia, no Consulado de Buenos Aires é muito normal ver relatos de pessoas tentando, acreditem, por 2 ou 3 anos!!! Sim, 2 ou 3 anos diariamente na frente do computador "brigando" por uma vaga!!! Ou seja, muito se comenta que nossos hermanos eliminaram as filas para reconhecimento da cidadania nos Consulados, porém na prática, somente transferiram as filas para o sistema Prenota.

Ademais, até pouco tempo na Argentina, o processo era ainda mais desumano. As vagas não eram liberadas diariamente, mas em um dia e horário aleatórios dentro do mês. Ou seja, a angustia diária não se limitava a meia noite de Roma, mas ao dia todo. A qualquer momento as vagas poderiam aparecer no sistema Prenota e se você não aproveitasse a chance, só depois de cerca de 1 mês apareciam novas vagas. Existiam pessoas, inclusive, vendendo o serviço de monitoramente e aviso por SMS. Você pagava uma mensalidade para que uma pessoa passasse 24 horas monitorando o site (acho que através de robôs...), e aí quando o sistema Prenota liberasse as vagas você receberia um SMS. Nesse momento então deveria imediatamente parar tudo, se logar no sistema e tentar o agendamento. Cruel não? Pois é, agora as vagas são liberadas diariamente no mesmo horário, porém não no mesmo horário do Brasil, pois isto foi alterado em 2016, devido ao volume de acessos simultâneos de usuários brasileiros e argentinos que estavam sobrecarregando e "derrubando" os servidores do sistema Prenota no mundo todo. Desta forma então, na Argentina as vagas são liberadas 1 hora antes do resto do mundo... uma solução econômica e eficiente para balancear os acessos e não sobrecarregar o site.

Falando de horários, esse é outro ponto muito complicado desse processo. Se não bastasse a escassez de vagas, o interessado deve estar diariamente no mesmo horário na frente do computador, e pelas regras do Consulado não se pode delegar essa função a ninguém como é amplamente divulgado, inclusive por mim. Em outras palavras, não importa o que você faz na vida ou qual é a sua profissão... se quiser utilizar algum serviço Consular, deve tentar por meses nesse mesmo horário e não pode pedir ajuda a ninguém para fazer isso por você, com o risco de ter a vaga cancelada seja tal ajuda gratuita ou não!​ Isso é absolutamente ERRADO!

Como é sabido, eu também ofereço o serviço de agendamento online com o intuito de ajudar as pessoas a efetuar tal agendamento, e os meus clientes basicamente são formados por:


- 20% são idosos que tem uma grande dificuldade em manusear o computador;

- 70% são pessoas que trabalham/estudam ou possuem algum outro tipo de compromisso no horário ao qual o Consulado exige;

- 10% são pessoas que querem aumentar suas chances de sucesso.

Ou seja, da forma como é feito hoje o processo de disponibilização das vagas, cerca de 80% a 90% das pessoas que nos contratam NUNCA poderiam conseguir uma vaga sem pedir ajuda para outra pessoa. Sim, NUNCA, pois segundo as regras do Consulado você, e apenas você, deve tentar o agendamento, e pedir para alguém fazer isso por você, pagando ou não, é quebrar essa regra e assim, correr o risco de ter o agendamento cancelado.

Enfermeiros, médicos, seguranças patrimoniais, policiais, garçons, rickshaw, enfim, qualquer pessoa que não possa estar todos os dias no mesmo horário na frente do computador, não tem outra forma de conseguir exercer o seu direito. Justo?

Outro ponto: Muitas das pessoas que nos procuram moram já na Europa onde o horário do agendamento é exatamente a meia noite. São em sua maioria brasileiros trabalhadores da noite que vivem em Dublin/Londres e que precisam dos serviços Consulares no Brasil e jamais conseguiriam as vagas pois seus trabalhos não permitem, ou porquê trabalharam/estudaram o dia todo e precisam dormir para acordar cedo no dia seguinte.

São para essas pessoas que criamos esse serviço. Enquanto nós tentamos por eles, eles estão trabalhando/estudando e por isso nos pagam, mesmo sabendo que estão quebrando as regras do Consulado e correndo o risco de terem seu agendamento cancelado.

Mas voltando ao assunto principal, por quê é tão difícil conseguir uma vaga mesmo para as pessoas que tem a disponibilidade de estar diariamente na frente do computador?


É extremamente difícil pois a concorrência por uma vaga é enorme! Simples assim!

Mas enorme quanto? É possível saber? Claro...os Consulados sabem mas não divulgam infelizmente. Mas, como trabalhamos por algum tempo fazendo agendamento pelas pessoas que não podem, nós conseguimos estimar alguns números médios.

Hoje, nossa taxa média de sucesso é de 1 agendamento para cerca de 48 tentativas com relação ao serviço de Reconhecimento de Cidadania no Consulado do RJ (o mais concorrido que trabalhamos). Ou seja, na média, utilizando todas as dicas que já postei aqui, uma pessoa conseguiria uma vaga em cerca de 48 tentativas, (cerca de 12 semanas tentando e persistindo todos os dias).

Lembrando que, qualquer fator pode fazer esse número aumentar. Como velocidade da internet, computador lento, habilidade com mouse e teclado, posição geográfica, etc.

Ou seja, no melhor cenário a chance é de 1/48. Sendo assim, ainda vamos levar em conta que aparentemente são disponibilizadas 20 vagas por dia (não é uma informação oficial!).​ Então uma pessoa teria em média 1 chance em 960 por vaga/dia. Continuando o raciocínio podemos concluir que em média eu concorro diariamente com cerca de 960 pessoas, certo? Quase certo.

Lembra que eu comentei que essa taxa é do melhor cenário? Pois bem, mas não sabemos se você está no melhor cenário. Não sabemos se seu computador é rápido o suficiente, se sua internet é boa o suficiente, se você está longe demais do servidor na Itália, etc. São pequenas coisas que podem diminuir essa taxa de 1/48 para 1/60, 1/70 ou até 0/1000 (NUNCA) que são as pessoas, como alguns idosos, que infelizmente nunca conseguiriam clicar ou digitar as informações na velocidade com que o processo exige mas mesmo assim tentam todos os dias.

Se levar esse número em conta e colocar ainda alguma margem de erro, imagino que diariamente cerca de 1500-2000 pessoas devem tentar o agendamento desse único serviço no Consulado do RJ, concorrendo com 20 vagas, sendo assim, cerca de 75 a 100 pessoas concorrem por uma única vaga todos os dias.

Quer saber de outra informação relevante? Essa concorrência aumenta diariamente, ou seja, quem conseguiu uma vaga há 3 meses certamente concorreu com muito menos pessoas do que os que tentam atualmente.

"Mas se você tem uma taxa de sucesso de 1/48 como o negócio de agendamento pode ser viável?"


Simples, é uma questão de matemática: Se você tem vários computadores, diversas pessoas, internet muito veloz, está na Itália próximo ao servidor como nós, enfim, tendo recursos disponíveis, em uma noite você pode tentar agendar para 2, 3, 6 pessoas diferentes ao mesmo tempo, e aí está a matemática (PROBABILIDADE). Se você tiver recursos para tentar 4 pessoas todos os dias, em média você conseguirá o agendamento depois de 12 dias (48/4=12). Mas isso não significa que cada pessoa individualmente está aumentando suas chances. Significa apenas que o agendador está aumentando as chances de conseguir algum agendamento, seja de quem for, e é isso que faz o negócio ter algum sentido. Observe que na realidade ninguém é prejudicado pelo simples fato de uma pessoa tentar agendar por outra!

No ano passado existiam grupos de ajuda no Facebook onde alguns voluntários tentavam todas as noites fazer um agendamento no Consulado do RJ gratuitamente, ou melhor, mediante doações, ou seja, eles tinham uma lista de pessoas que precisavam do agendamento online e cobravam apenas uma doação para uma instituição de caridade. Na época, o agendamento era bem menos concorrido e acho que de 10 voluntários tentando todas as noites, pelo menos 1 agendamento a cada 1 ou 2 dias era tido sucesso, o que era muito comemorado. Se você analisar apenas o número dos resultados deles (1 a 2 agendamentos com sucesso por dia, em média), irá querer acreditar que há algum "esquema" oculto. Mas se parar para pensar que são 10 voluntários tentando 10 logins diferentes ao mesmo tempo, esse número é absolutamente normal. De qualquer forma, depois de muito stress, esses voluntários decidiram por desfazer tal grupo de ajuda. Enfim, esse modelo é exatamente como trabalhamos, só que obviamente nossa taxa de sucesso é bem menor, já que naquela época a concorrência era realmente inferior ao da atualidade.

"Espere aí, então com esses números quer dizer que se eu fizer um "mutirão" e juntar 80 pessoas para tentar o agendamento para mim eu conseguiria em 1 dia?"


Estatisticamente sim, mas você NÃO pode fazer isso. Primeiro porquê o Consulado não permite duplicar o seu cadastro. Além do que, esse sim é um tipo de atitude que prejudica as outras pessoas, pois desta forma você está congestionando o sistema com acessos que não deveriam existir. Além do que, estamos falando de probabilidade matemática, assim se 80 pessoas tentarem uma vaga para a mesma pessoa, pode ser que consiga uma vaga, pode ser que não consiga nenhuma mas também pode ser que consiga mais de uma. Se acontecer de obter 2 vagas para a mesma pessoa, certamente ambas serão canceladas pelo Consulado, e o resultado será que você desperdiçou a oportunidade de duas pessoas usarem aquela vaga naquele dia, além é claro de ter ficado sem a vaga. NÃO FAÇAM ISSO!! TENHAM BOM SENSO!!

Em suma, onde quero chegar com essa história toda é: Os Consulados Italianos não podem se isentar da responsabilidade quanto ao falho sistema de agendamento, principalmente com relação ao número de vagas e a capacidade de atendimento da atual demanda!

Não vou nem entrar no mérito do uso da taxa dos 300 euros, pois essa é outra discussão, mas vou citar um exemplo de uma ação muito, mas muito econômica e que ajudaria e muito a administrar a expectativa das pessoas:

Por quê o sistema Prenota não pode demonstrar, imediatamente após encerradas as vagas do dia, duas informações?


- A quantidade de pessoas que concorreram àquela vaga (pessoas que clicaram no dia quando ele foi liberado);

- A quantidade de vagas que foram disponibilizadas naquele dia.

Simples, de custo irrisório, e não precisaria nem mesmo fazer outra tela no sistema para isso. Poderiam mostrar os números sob o dia vermelho quando passássemos o mouse. Isso tornaria as coisas mais transparentes. Você saberia que não conseguiu a vaga mas que competiu com 50, 100, 1000 pessoas. Saberia também quantas vagas foram liberadas e quais são os dias mais concorridos.

Quer deixar mais transparente ainda? Mostre também o primeiro nome das pessoas que conseguiram as vagas. Enfim, é uma implementação tão simples e econômica que não consigo entender o porquê ainda não existe!

​Já ouviram aquela história de que a MegaSena é uma fraude pois você nunca ganhou e também nunca conheceu ninguém que ganhou? Mas você já parou para pensar na probabilidade disso acontecer levando em conta o total de apostadores? Pois é, é uma analogia perfeita ao que ocorre com o sistema Prenota. Se você não consegue a vaga e não vê ninguém conseguir, isso gera desconfianças. Por quê o Consulado não evita isso? Creio ser uma boa ideia, não?

Mas de qualquer forma isso não resolveria o problema do atendimento, apenas o da expectativa. ​

Acho que os Consulados Italianos no Brasil, principalmente o do RJ, deveriam focar esforços em três frentes:


- Tornar o processo mais transparente mostrando os números e assim administrar as expectativas das pessoas. Muitos nem começariam se soubessem que teriam que concorrer com 50, 100, 1000 pessoas todas as noites;

- Levantar o real volume de pessoas interessadas e executar uma ação efetiva como montar uma taskforce, pedir novas contratações, etc;

- Deixar o processo mais justo onde não se exija tanta habilidade com o mouse ou disponibilidade em um único horário. As pessoas trabalham e estudam e da forma como é hoje sempre será plausível depender da ajuda de terceiros para conseguir fazer valer seus direitos!​



Buona fortuna, muita persistência e paciência a todos!


Arrivederci ;)



Clique aqui para maiores informações sobre como posso te ajudar com o Agendamento Consular!




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page