Os brasileiros estão deixando o Brasil. Mas para onde estão indo?



Ciao, tutto bene?!


Trabalhar nessa área de cidadania italiana é muito gratificante pois temos a oportunidade de participar dos planos das pessoas ativamente, compartilhando vitórias, algumas frustrações também, mas principalmente, participando da realização de seus sonhos!


Mas que sonho são esses? Resgatar as origens da família, deixar um legado aos filhos, facilidades para viajar, são alguns motivos comuns para as pessoas reconhecerem a cidadania italiana, mas o principal objetivo é deixar o Brasil. Sim, principalmente jovens e casais novos estão deixando seus empregos e vendendo seu patrimônio para buscar uma vida melhor em outro país... Nunca o interesse por reconhecimento da cidadania italiana foi tão grande como agora. Mas como sabemos disso?


Meu marido é um empreendedor digital e uma de suas especialidades é rastrear tendências e "caçar" oportunidades na internet, e para isso ele utiliza inúmeras ferramentas, dentre elas o Google Trends. Não entrarei muito em detalhes, mas em resumo, o Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google que nos permite saber o que está sendo (e o que foi) mais procurado na internet em um determinado período e em uma determinada região. Pedi para meu marido William me ajudar a corroborar meu feeling e compartilho agora com vocês um simples estudo, porém bem revelador.


Todos os gráficos abaixo são online, ou seja, são atualizados no momento em que você está lendo esse artigo.


Analisando os últimos 3 anos tivemos um boom de pessoas interessadas no assunto "cidadania italiana". É importante lembrar que o Google gera esses números de forma relativa e não absoluta, ou seja, demonstra o número real de aumento de interesse pelo assunto e não só o número de pesquisas efetuadas.


Mas será que o brasileiro só vê na cidadania italiana uma oportunidade de ter a dupla cidadania?


Como vemos acima a busca pela cidadania portuguesa vem aumentando quase no mesmo ritmo.


Curiosidade 1: Alguém saberia explicar o interesse repentino na cidadania espanhola em março/2014 e em alguns picos posteriores? ;)


Mas voltando ao assunto cidadania italiana, todas as pesquisas acima foram feitas no buscador do Google. O gráfico abaixo são de pessoas procurando vídeos sobre "cidadania italiana" no Youtube:

Vejam que é surpreendente o aumento de buscas sobre vídeos do assunto. Sou tímida para fazer vídeos, mas fica a dica para os colegas da área. :)


Ainda sobre os vídeos, analisei a origem destas buscas e são todas do sul e sudeste. Nenhuma novidade aqui né!?

Mas enfim, por quê esse aumento de interesse no assunto? Vejam esse gráfico:

Como comentei acima, uma grande parcela de pessoas que entram no processo de reconhecimento de cidadania italiana o fazem para poderem deixar o país. O gráfico acima mostra um aumento de brasileiros interessados no assunto "morar fora do Brasil". Alguns gráficos podem indicar o motivo:

Nos últimos dois anos tivemos um aumento considerável de pessoas pesquisando sobre "seguro desemprego" e infelizmente no momento em que escrevo esse artigo (jun/2016), estamos em uma tendência de alta.

Além do desemprego, segurança talvez seja outro motivo:


Outro indicador interessante é o de pessoas interessadas em saber como registrar um boletim de ocorrência. Infelizmente outro gráfico em alta que pode sim ser um indicador de insegurança no país.


IMPORTANTE: Estou levando em consideração os últimos 3 anos pois é assim que trabalho. Esse período é o que melhor me demonstra a tendência do atual cenário. Por favor não levem essa análise como política, partidária ou qualquer outro fator completamente fora do contexto. Eu não sou responsável por esses números...eles mostram o que os brasileiros estão pesquisando na internet, segundo o Google. :)


Enfim, deixemos os problemas de lado e vamos focar no contexto da emigração. Para onde esses brasileiros estão indo?


Relacionei algumas pesquisas simples como "morar na Itália" e "morar na Alemanha" e elenquei alguns destinos comuns aqui na Europa. A primeira coisa que podemos constatar é que todos eles tiveram um aumento nos últimos 3 anos. Outra coisa que podemos constatar é que dentre Itália, Holanda, Irlanda, Alemanha e Suíça, os brasileiros se interessam mais por morar na Itália e esse interesse vem crescendo, assim como pela Suíça. Em contrapartida, nos últimos meses vemos um desinteresse de brasileiros pensando em fixar residência na Alemanha e na Irlanda.


Curiosidade 2: Alguém saberia explicar o enorme interesse na Alemanha que houve em julho/2014? Nós temos um palpite, e você? ;)


Por outro lado, por mais que exista uma crescente de brasileiros interessados em morar na Itália esse ainda não é o destino favorito.

No gráfico acima vemos que Estados Unidos e Portugal ainda são os países preferidos, porém, Estados Unidos em queda. Em leve queda também estão Canadá e Espanha.

Mas e o Reino Unido? Para um dos destinos favoritos dos "novos" italianos fizemos um estudo a parte:

Em uma análise bem simples e superficial, podemos constatar que a partir deste último ano mais brasileiros estão pensando em morar na Itália do que em Londres. Não coloquei na pesquisa termos como "Reino Unido", "Manchester", "Irlanda do Norte", pois segundo o Google os resultados para essas pesquisas foram desprezíveis.

Um outro gráfico muito interessante mostra a busca por empregos em alguns países feita por brasileiros ainda no Brasil:


Analisando agora apenas 2016, vemos que os brasileiros estão aumentando a busca por empregos na Itália, Londres e Irlanda e deixando de procurar emprego em Portugal. Seria reflexo dos recentes atos do governo Português contra imigrantes ilegais? Esse cerco aumentará ainda mais a busca pela legalização e consequentemente a busca pela cidadania italiana.

Resumindo, com algumas pesquisas simples e sem nos aprofundarmos chegamos a algumas conclusões:

  • Vemos um aumento de interesse por reconhecimento da cidadania italiana e portuguesa nos últimos anos;

  • Vemos um aumento considerável de brasileiros interessados em deixar o Brasil;

  • Vemos um aumento de brasileiros preferindo a Italia como destino e uma diminuição de brasileiros preferindo Portugal e Estados Unidos.

E você, está pensando também em reconhecer a cidadania italiana para deixar o Brasil em busca de uma vida melhor? Gostou desse artigo? Clique em curtir lá no topo do site :)

Eu particularmente fico feliz de ver tantos brasileiros procurando a Itália, terra de meus antepassados e um país que eu tanto amo e escolhi para viver!

Bentornati a casa! :)

PS:

Curiosidade 1: Entre fev e mar/2014 começou a circular na internet uma lista com mais de 5 mil sobrenomes de origem judaica Sefardita que teriam direito a cidadania espanhola. O governo espanhol logo desmentiu o boato porém de tempos em tempos esta lista volta a tona causando alvoroço em muitas pessoas.


Curiosidade 2: Com a campanha vitoriosa da Alemanha na copa no Brasil, muito se foi mostrado sobre seu país o que provavelmente gerou um interesse dos brasileiros em viver la. Isso também é evidente no gráfico que compara as diferentes cidadanias. A linha verde, da cidadania alemã, teve um aumento de interesse no período da copa no Brasil.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square